É
impressionante como as organizações padecem por não se comunicarem bem
internamente. As causas são inúmeras indo desta a estrutura organizacional onde
a informação é poder e alguns chefes ficam segurando o repasse de informações para demonstrar quão importantes
eles são, passando pela falta de
reuniões ou da existência de reuniões absolutamente incompetentes onde não se
tem o objetivo definido, não tem pauta, não tem ata, não tem um plano de ação
com responsáveis e prazos e quando tem, estes não são devidamente acompanhados
e por ai vai. Nas empresas que tem uma área de comunicação, frequentemente,
estas se voltam para comunicação externa e delegam para a área de RH a comunicação
como se fosse um filho bastardo. O resultado disto é desmotivação,
retrabalho, desperdício de tempo, de
dinheiro, de recursos humanos e de oportunidades. O que é intrigante é que
mesmo investindo em ferramentas como jornalzinho interno, quadro de avisos
físicos e virtuais, reuniões, tags e entre outras ferramentas a “rádio
corredor” / “rádio peão” termina preponderando
e aqui vale o ditado que “quem conta um conto aumenta um ponto”. Uma
organização cliente nossa ousou oficializar a “radio corredor” nomeando o “gestor
da comunicação” de cada setor e quando se queria se agilizar o repasse de uma
informação os gestores da comunicação de cada setor eram chamados e a eles
repassados o que se queria (se quiséssemos agilizar ainda mais o processo
bastava dizer isto é “em off”). Criamos
um aplicativo chamado “Think to Go” que possibilita a condução de uma reunião
com brainstorming, votação, montagem de plano de ação, enquete, feedback para
ajudar as empresas a tornarem suas reuniões mais eficientes e eficazes. Faz sentido isso ?
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